Estilos de Aprendizagem em Plataformas Digitais

Fonte: http://aceita.com.br/2012/12/como-obter-resultados-positivos-nas-plataformas-digitais/


O tema estilos de aprendizagem tem uma grande relevância em qualquer modalidade educativa ou tecnológica. Ao pensar nas diferentes formas de aprendizagem é necessário ter em consideração as diversidades e as individualidades pessoais, no contexto da sociedade atual. De acordo com o atual panorama educativo temos de considerar as teorias de estilos de aprendizagem, ou seja formas de aprender de acordo com as competências e habilidades pessoais de cada individuo. De acordo Alonso, Honey e Gallego  (2002) os estilos de aprendizagem são rasgos cognitivos, afetivos e fisiológicos, funcionam como indicadores de como os alunos percebem, interagem e respondem aos seus ambientes de aprendizagem. Segundo estes autores, existem quatro estilos definidos: o ativo, o reflexivo, o teórico e o pragmático.
ü  Estilo ativo: valoriza dados da experiência, entusiasma-se com tarefas novas e é muito ágil (animador, improvisador, descobridor e espontâneo)
ü  Estilo reflexivo: atualiza dados, estuda, reflete e analisa (ponderado, consciente, recetivo, analítico e exaustivo)
ü  Estilo teórico: é lógico, estabelece teorias, princípios, modelos, reúne a estrutura, sintetiza (metódico, lógico, objetivo, critico e estruturado)
ü  Estilo pragmático: aplica a ideia e faz experimentos (experimentador, pratico, direto, eficaz e realista)
Estas teorias não têm como objetivo medir os estilos de cada individuo ou mesmo ser etiquetado de forma estagnada mas sim serve para identificar o estilo predominante na forma como cada individuo aprende. Assim é possível desenvolver para cada individuo outros estilos não predominantes. Todo este processo deve de ser desenvolvido com base em um trabalho educativo que permite que os outros estilos também sejam contemplados na formação do aluno. A teoria defendida por estes autores é aplicada no estilo de aprendizagem/ensino desenvolvido na Universidade Aberta nos cursos online. Falamos de uma aprendizagem colaborativa em que se procura desenvolver formas e estratégias metodológicas tendo por objetivo identificar ações para estimular e ampliar as estratégias didático metodológicas. Os estilos de aprendizagem têm características que possibilitam referenciais para o processo de ensino/aprendizagem on-line ou presencial.

Bibliografia:
Monteiro, A., Moreira, J.A., Almeida, A.C., (2012). Educação Online: pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Defacto: Santo Tirso - Portugal. Capítulo V (Barros, D.M.V.). (pp.79-96)